Expo Conecta Agro apresenta resultados e mostra sua força logo no primeiro ano de realização

Feira atraiu grande público e contou com a participação de mais de 80 expositores; promessa é de um evento ainda maior em 2024

 

Na manhã desta quarta-feira (27), na Casa da Cultura, com a presença de empresários, representantes de entidades de classe e da imprensa, foram apresentados os resultados aferidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional junto aos expositores participantes da Expo Conecta Agro. Promovida pela Prefeitura de Pará de Minas, com o apoio do Sindicato Rural, a feira contou com exposição de produtos, serviços, maquinários e implementos agrícolas, criando oportunidades de negócios para todos os segmentos do agronegócio. Durante o evento, palestras e workshops concretizaram a proposta de promover o conhecimento e o desenvolvimento do setor, por meio da interação de empresários, técnicos e profissionais do campo.

Sediada no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, o Chicão, entre os dias 13 e 16 de setembro, a Expo Conecta Agro contou com a presença de visitantes de 13 estados brasileiros (Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins) e do Distrito Federal. O público presente, mais de 15 mil pessoas, pôde vivenciar quatro dias intensos de atividades. 

A interação digital também desempenhou um papel fundamental, com mais de 50 mil pessoas conectadas nas redes digitais do evento, acompanhando cada momento e tornando a Expo Conecta Agro um marco no universo do agronegócio. O evento também ofereceu um grande leque de conhecimentos, através de mais de 30 palestras e oficinas ministradas por renomados especialistas. Foram mais de 80 expositores e mais de 20 milhões de reais negociados em contratos efetivos.

A Expo Conecta Agro 2023 encerrou suas atividades com um anúncio: a próxima edição, em 2024, já está em preparação e promete ser maior do que a primeira, com novas oportunidades e experiências únicas.

Pará de Minas é um polo do agronegócio, que adquiriu uma nova dimensão a partir da realização da Expo Conecta Agro, de acordo com o Prefeito Elias Diniz. “Tenho certeza que no próximo ano teremos uma feira que entregará muito mais resultados, pois já começamos com força total logo no primeiro ano”.

Para Elias Diniz, a Expo Conecta Agro tem a missão de gerar negócios, conectando empresas de diferentes áreas, mas tendo sempre como pilar o agronegócio. “Não é fácil fazer um evento desse porte, então sabíamos que ele deveria ser muito bem organizado. Portanto, quero dar os parabéns a todos das Secretaria de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional”, acrescentou o Prefeito.

A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, disse que já esperava pelo sucesso da feira, mas os resultados superaram as expectativas. Para ela, o evento mostra que Pará de Minas está “muito à frente” quando se trata de agronegócio. “Tão importante quanto executar um evento é mostrar os resultados. Então hoje tivemos uma manhã especial, com a presença dos expositores, das entidades e da imprensa, para que nós pudéssemos apresentar o balanço final da exposição”, comemorou.

A parceria entre a Prefeitura e o Sindicato Rural de Pará de Minas na realização da feira foi destacada pelo Vice-Presidente do Sindicato, Rodolfo Melo. Ele espera que a próxima edição seja ainda maior. “Em 2024, queremos fazer uma Expo com mais segmentos. Portanto, convidamos todos os empresários interessados a participarem. É um evento importante não só para o Município, mas para o país”, ressaltou.

Natália Melgaço, sócia-proprietária da Tratorcísio, que está no mercado de peças há 32 anos, avaliou de maneira positiva a participação de sua empresa na Expo Conecta Agro. “Foi a nossa primeira participação em uma feira. Muito importante para estreitarmos o relacionamento com nossos clientes e fortalecermos ainda mais nossa marca e nossa empresa”, afirmou.

Caio Moreira, Gerente da agência Sicredi em Pará de Minas, explicou que além dos colaboradores da instituição no Município, outros da região foram recrutados para fazerem parte da equipe que trabalhou no estande da Sicredi durante a Expo Conecta Agro. “O objetivo foi promover conversas com diversos setores, buscando oportunidades de negócios e estreitando os laços com o produtor rural aqui de Pará de Minas. Com isso, conseguimos coletar mais de mil oportunidades de conversas futuras e protocolamos mais de 11 milhões de reais em propostas do agro, voltados para o pequeno, médio e grande produtor rural”, disse.

Fique por dentro da agenda e receba todas a novidades sobre o Chicão